O Grupo

Quem Somos:

O Grupo de Pesquisa e Extensão em Espeleologia Guano Speleo é uma organização não governamental sem fins lucrativos, sendo filiada a Sociedade Brasileira de Espeleologia (SBE). O Guano Speleo é constituído de membros voluntários vindos de várias áreas de conhecimento, entre elas: geografia, geologia, biologia, arqueologia, paleontologia, engenharia, meio ambiente, história, entre outros. 

Nossa Missão:

Desenvolver pesquisas em espeleologia (ciência que estuda as cavernas), zelando pela valorização e preservação do Patrimônio Espeleológico. Disseminar o conhecimento sobre a espeleologia contribuindo para o desenvolvimento desta ciência. Realizar atividades espeleológicas com a devida consciência de preservação e respeito ao meio ambiente e ao patrimônio espeleológico.

Nossa História:

Em Abril de 1987, foi fundado em Belo Horizonte-MG, o Grupo Agster de Pesquisa Espeleológica, os campos iniciais do grupo foram nos municípios de Arcos, Pains, Iguatama, Formiga e Doresópolis. A primeira saída de campo, foi na região de Pains, a convite do Fábio Mazoti, membro fundador do ESPAM - Espeleogrupo Anibal Matos. No dia 01 de Março de 1994 foi convocada uma Assembleia Geral realizada no Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais (IGC/UFMG), membros do Grupo Agster de Pesquisa Espeleológica e alunos da instituição, na sua maioria do curso de graduação em Geologia. Nesta assembleia teve como principal objetivo a alteração da razão social do grupo, a qual se tornou Grupo de Pesquisa e Extensão em Espeleologia Guano Speleo e eleição da nova diretoria do grupo sendo os eleitos: Presidente Fernando Verassani Laureano; Vice-presidente André Azevedo Klumb Oliveira; Tesoureiro Marcelino Santos Morais; Secretário Flavio Scalabrini Sena. Também foi firmada uma parceria com a instituição, onde foi cedido uma sala no Instituto para funcionamento da sede do grupo Guano para realização de reuniões e a guarda do acervo do extinto grupo Agster.

Após a realização da Assembleia geral de fundação e eleição da diretoria o grupo passou a realizar as reuniões nas dependências do IGC e novos membros foram se filiando. No dia 09 de Abril de 1994 ocorreu sua fundação como uma associação civil de direito privado sem fins lucrativos e a construção do Estatuto para reger as ações do grupo. Tendo como finalidade a união de pessoas, principalmente alunos de graduação de ciências afins a espeleologia, para atuar na defesa, preservação e conservação do meio ambiente, principalmente o patrimônio espeleológico. Também tem como finalidade a produção e divulgação de informações e conhecimentos técnicos e científicos para incentivar a ciência espeleológica.

Em 2007, o IGC/UFMG passou por uma reforma e reformulação de seu espaço. A partir da necessidade de espaço (com a criação de novos cursos no IGC) o grupo perdeu a sala que tinha desde 1994. A partir de 2007, o Grupo Guano Speleo foi transferido para uma sala do Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG, inicia-se uma nova atividade acadêmica desenvolvida no museu, a Espeleologia. Em 2013 após uma reforma no MHNJB, o Guano Speleo teve que entregar a sala. Atualmente o grupo é autônomo, com sede própria, desenvolve parcerias com várias instituições de ensino da capital mineira e se reúne em espaço público, no auditório do parque municipal Américo Renné Giannetti no centro de Belo Horizonte.


Nenhum comentário: