Guano Speleo em Ação

O Guano Speleo desempenha diversas atividades relacionadas á espeleologia. Desde a divulgação e cursos até a pesquisa.

Algumas de nossas principais ações podem ser visualizadas abaixo:




Cursos de Introdução a Espeleologia

Realizamos anualmente o Curso de Introdução à Espelelogia, com o intuito de apresentar uma visão geral sobre a ciência espeleológica, bem como alertar o público geral para a importância da preservação de nosso patrimônio espeleológico.


Palestras do Curso de Introdução à Espeleologia em 2015

Campo do Curso de Introdução à Espeleologia em 2015
Foto: Ednilson Pereira



Projetos de pesquisa em espeleologia


Estamos constatemente buscando a prática da pesquisa em espeleologia, com projetos nas áreas e prospecção espeleológica, bioespeleologia, geoespeleogia e espeleometria. Atualmente estamos focados na descoberta de novas áreas com alto potencial espeleológico que possibilitem novos estudos.

Membros do Guano Speleo em Campo de Prospecção
Foto: Ednilson Pereira

Espeleotema incomum descoberto durante prospecção espeleológica
Foto: Ednilson Pereira

Campo de reconhecimento de cavidades em minério de ferro na Serra do Rola Moça


Projetos de educação ambiental

É papel fundamental dos grupos de espeleologia orientar o público geral e as comunidades locais quanto a importância de preservação do nosso patrimônio espeleológico. Tendo isso em vista, o Guano Speleo está sempre em busca de eventos voltados a educação ambiental com foco em espeleologia, seja por iniciativa própria ou em parceria com instituições de ensino.


Palestras sobre espeleologia da Serra do Espinhaço, com alunos de ensino fundamental, no município de Serro-MG, em parceria com o Museu de Ciências Naturais da PUCMinas
Foto: Salomão Melado




Espeleo Mirim

O Espeleo Mirim, é um evento anual do Guano Speleo que consiste em levar crianças para visitar cavernas e ter seu primeiro contato com a Espeleologia. Essa experiência lúdica orientada por espeleólogos experientes, serve para desmistificar a imagem das cavernas e alertar as crianças desde cedo para importância de sua conservação.


Crianças familiares de membros do Guano Speleo durante o primeiro Espeleo Mirim
Foto: Juliana Eugênio



Participação e organização de eventos de Espeleologia


O Guano Speleo sempre está presente nos principais eventos de espeleologia nacionais como o Congresso Brasileiro de Espeleologia (CBE), inclusive apresentando diversos artigos de membros do grupo. Além disso, já organizou os 6º e 7º Encontros Mineiros de Espeleologia (EMESP), em parceria com a SEE.

Banca de discussão formada durante o 6º EMESP em 2012, organizado pelo Guano Speleo na PUCMinas em parceria com a SEE.
Foto: Fernanda Macedo

Público de palestras durante o 6º EMESP em 2012, organizado pelo Guano Speleo na PUCMinas em parceria com a SEE.


Parcerias com outros grupos de espeleologia

O Guano Speleo está sempre em busca de interação com outros grupos de espeleologia para troca de conhecimentos e experiências. Acreditamos que a e a união entre os grupos nos deixa mais fortes perante os desafios enfrentados no exercício da espeleologia. Estamos sempre em contato com outros grupos, já tendo realizado eventos em parceria com o Vertentes Espeleogrupo (VEG), Morcegos do Cerrado Espeleogrupo (Morceg) e Sociedade Excursionista Espeleológica (SEE).

Primeira Jornada Espeleológica realizada em São João Del Rei, concretizando a parceria com o Vertentes Espeleo Grupo (VEG), membros de ambos os grupos.

Cavernadas recreativas

Além de campos cientificos realizamos eventualmente, excursões recreativas para explorar a faceta esportiva da espeleologia e conhecer novos locais.

Excursão do Guano Speleo ao PETAR

  Campo recreativo da Serra do Cipó




Um comentário:

Fernando Andrade disse...

Muito Bacana mesmo, parabéns a todos do Guano espero ter a oportunidade de estar presente no proximo curso .. abraços