3 de abril de 2015

Documentário sobre Naica, A Caverna dos Cristais

Uma das mais impressionantes cavernas descobertas na história da humanidade, a caverna dos Cristais (em castelhano Cueva de los Cristales) é uma caverna situada na mina de Naica no estado mexicano de Chihuahua. Esta caverna, com dimensões aproximadas de 10 por 30 metros, contém no seu interior cristais gigantes de selenite, alguns dos maiores cristais naturais já encontrados no mundo. O maior cristal tem 11 metros de comprimento (algumas fontes alegam ter 12 metros), 4 metros de diâmetro e pesa cerca de 55 toneladas. O ambiente no interior da caverna é extremamente agressivo, com a temperatura a atingir máximos de 58 °C e 90 a 100 % de umidade.
Equipe de pesquisadores no interior da Caverna dos Critais. Foto: NatGeo, 2000
No vídeo a seguir, feito pela NatGeo, uma equipe de pesquisadores adentrou pela primeira vez na caverna, descobrindo suas belezas, as dificuldades impostas pelo ambiente perigoso dela e o comprometimento da equipe responsável por sua pesquisa. No documentário também ocorre a progressão em outras cavernas que tem possibilidade de comunicação com a Caverna dos Cristais.
Salão com cristais de menor porte na Caverna de Naica. Foto: www.trilaseaventuras.com.br. 2014.
Atualmente as câmaras que compõem a caverna estão novamente sendo preenchidas com água afim de preservar os cristais nela existentes e não comprometer o desenvolvimento da caverna.

Nenhum comentário: