26 de março de 2015

Fotógrafo registra belezas de cavernas de gelo no Monte Hood

No lado ocidental do Monte Hood, no estado de Oregon, encontra-se o maior sistema de cavernas de gelo nos Estados Unidos contíguos (que exclui o Havaí e o Alasca). Em 2012 essas cavernas foram mapeadas pelos exploradores Brent McGregor e Eddy Cartaya, e juntas apresentavam um comprimento total de mais de 2,1 km. Estas cavernas são formadas por ação da água esculpindo o gelo. Atualmente, o comprimento destas cavernas é bem menor em comparação a época de sua descoberta.  Nos últimos cinco anos, temos visto as cavernas derreterem, encolherem e até mesmo se fechando em alguns pontos. 

Presença de claraboia, em teto da caverna formado por gelo. Foto: Josh Hydeman, 2015.
A água de superfície faz o seu caminho para baixo através de uma fratura na geleira e se derrete de um eixo vertical, chamado de “moulin”. A água, em seguida, viaja para baixo pelo moulin, criando, assim, uma passagem do poço horizontal. Há três cavernas exploradas na geleira: Snow Dragon Cave, Pure Imagination e Frozen Minotaur. Há também uma caverna que ainda não foi explorada. - Josh Hydeman.
Entrada de uma caverna de gelo, nas paredes e teto é possível observar as feições geradas pela passagem da água. Foto: Josh Hydeman, 2015.
Josh Hydeman responsável por estas belas fotografias é um fotógrafo e um contador de histórias. Josh se destaca em fotografia caverna, mas também é hábil em canionismo, montanhismo, e fotografia de paisagem.

Para conhecer mais sobre seu trabalho em espeleofotografia, clique no link a seguir: http://www.joshhydeman.com/2015/3/9/xlzqdh3juomez9ajg0qej90javeiw5

Pilar de gelo no interior da caverna. Foto: Josh Hydeman.

Nenhum comentário: