20 de março de 2015

Expedição em Cavernas na França com Portadores de Necessidades Especiais

No 33º Congresso Brasileiro de Espeleologia, a ser realizado no período de 15 a 19 de Julho de 2015, ocorrerá no dia 15 (quarta-feira) o mini-curso de Introdução ao Espeleoturismo Adaptado, cujo os instrutores serão  Érica Nunes (Comissão de EspeleoInclusão SBE) e Christian Starck (Association Handicap Aventure – França). Uma ótima oportunidade para conhecer uma nova realidade. 

Em outros países também ocorrem atividades de espeleoinclusão, possibilitando a portadores de necessidades especiais conhecer as maravilhas, belezas e mistérios do mundo subterrâneo. Durante a Jornada Nacional de Espeleologia de 2013 realizada em Bagnères-de-Bigorre, França, a comissão do departamento de espeleologia Hautes-Pyrénées organizou uma excursão para as pessoas com deficiência, a caverna Medous.

Esta atividade ocorreu com 6 pessoas que estavam presentes. Na entrada da caverna, Jean-Luc Lacrampe, presidente da CDSC 65, explicou o curso da saída antes do início nesta bela cavidade, por um período de duas horas. Uma dúzia de espeleólogos GSHP acompanharam os novatos, garantindo a sua segurança no percurso que não era de cunho turístico.

O grupo após chegar a um aclive na caverna Medous. Foto: S.L.L, 2013
Depois de uma primeira parte em um barco, chegaram a parte escura da caverna, a visita começou. Nurisso Bruno, presidente da GSHP, levou muito a sério o seu papel de guia e contou a história da caverna antes de continuar a descoberta das maravilhas subterrâneas. Ao longo da viagem, espeleólogos se revezaram para transportar cadeirante Sandra. 

Levantada por quatro espeleólogos Sandra desaparecia nos meandros da terra com Nicole, sua mãe, e Stephanie, Sebastian e Francis, juntamente com Joel, um voluntário do APF. Sua dificuldade para caminhar não os abalou e eles aproveitaram e muito estas novas sensações. Durante a pausa para lanche, composto por bolos e sucos de fruta, improvisado em um quarto, foi muito apreciado, bem como a história de Bruno Nurisso "que um dos dois espeleólogos perdidos que decidem seguir dois olhos vermelhos na floresta ... . ", pode ser assustador, especialmente quando o grupo está em completa escuridão! O objetivo foi alcançado algum tempo depois, com a chegada a base. "A viagem foi ótima!" Afirmaram os 6 visitantes. E para alguns que nunca teriam pensado em explorar uma caverna, esta se tornou uma realidade extraordinária.

"Estamos muito felizes, porque não é fácil organizar uma saída para os portadores de necessidades especiais. Foi desafiador mas foi muito bem-sucedido ", disse Jean-Luc Lacrampe.

Um piquenique comunitário estendeu este momento de convívio, enquanto uma dúzia de pessoas estavam descobrindo, por sua vez as alegrias de canoagem, no município de Geu.

Um grande obrigado falou Jean Brunelet, proprietário do local onde se localiza Medous ter acesso.

Fonte da reportagem: http://www.ladepeche.fr/article/2013/11/11/1750294-bagneres-de-bigorre-une-experience-speleo-tout-sourire.html

Para realizar sua inscrição no 33º Congresso Nacional de Espeleologia e inscrever no Mini-Curso de Introdução do Turismo Adaptado, clique no seguinte link: http://cavernas.org.br/33cbe.asp

Nenhum comentário: