20 de setembro de 2012

VÍDEO SOBRE O 6o Encontro Mineiro de Espeleologia

Duração: 6' 06" 
Autor: Claudio Yoshinaga 
Sinopse: 
O 6o Encontro Mineiro de Espeleologia (6o EMESPE) aconteceu nos dias 19 a 23 de Julho de 2012, no Museu da PUC-MINAS, no bairro Coração Eucarístico, em Belo Horizonte. O evento contou com a participação de 204 pessoas, tanto graduandos e pós graduandos de Biologia, Geografia, Geologia, Arqueologia como pessoas de outras áreas interessadas pelo assunto. O curta teve a participação de Fernanda Macedo, presidente do grupo espeleológico de Belo Horizonte Guano Espeleo, do aluno de Biologia Leandro Antônio da Silva - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), do professor doutor em Paleontologia Leonardo Morato - Universidade Federal da Bahia, sediada em Barreiras (UFBA) e o relato da aluna de Biologia Nazaré Lúcio de Abreu - Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI - Bh) sobre a impressão que teve do Encontro. O 6o EMESPE ofereceu mesas redondas, mini cursos, exposições de fotos, livros, equipamentos e etc, assim como palestras e saídas de campo. 

A finalidade deste encontro foi de discutir a espeleologia no âmbito mineiro e também nacional e argumentar sobre a nova legislação. A utilização, proteção e a conservação das cavernas brasileiras, também, foram pautas questionadas durante as discussões. Levar um pouco da espeleologia para o Museu PUC Minas, divulgar para os alunos e difundir tal assunto na capital mineira, também foi proposto pelo evento.

O 6o Encontro Mineiro contou com alguns convidados como o Presidente da Sociedade Brasileira de Espeleologia (SBE), Marcelo Rasteiro, o Coordenador do Centro de Pesquisa e Conservação de Cavernas (CECAV) e ICMBio, Jocy Brandão Cruz, o Professor Augusto Auler, o Professor José Antonio Basso Scaleante - Estação Floresta/GESCAMP e a Coordenadora dos Planos de Manejo Espeleológicos dos Monumentos Naturais Estaduais Peter Lund, Gruta Maquiné e Gruta Rei do Mato, Luciana Alt, entre vários outros importantes colaboradores. 

A Espeleologia é uma área que pesquisa as cavernas, bem como a sua conservação. Este ramo necessita da Paleontologia, da Ecologia, da Geologia, da Geografia, da Arqueologia, do Turismo e etc para a complementação do seu estudo, por isso, é um ramo denominado interdisciplinar. 

Para saber mais sobre este evento e dos próximos escreva para o email institucional: presidencia@guanospeleo.org.br

Endereço do Vídeo: Aqui!

Nenhum comentário: