30 de março de 2010

A caverna do Superman não é uma mentira!

E não é mesmo! Quem assistiu ao clássico Superman estreado pela primeira vez nos 70's, lembra muito bem que a base do Super-Homen era uma caverna de cristais de gelo, "Fortaleza da Solidão", localizada no Ártico. Só que naquela época, o cenário era apenas fictício, hoje o que não passava de sonho, virou, simplesmente, uma realidade. Depois da descoberta de que a Criptonita não é verde, no ano de 2000, mineradores que trabalhavam na região de Naica, Estado de Chiuahua, no México, descobriram uma gruta de cristais de Gipsita (Caverna Naica) por acaso.
A cavidade possui uma beleza espetacular por abrigar diversos conjuntos de cristais que medem, aproximadamente, doze metros de altura por dois de diâmetro.E, com base a essa impressionante descoberta a BBC fez uma matéria sobre a caverna e, posterior a esse documentário, o diretor Gonzalo Infante resolveu produzir um filme: "Naica", cuja estréia, ainda não foi divulgada no Brasil.
Naica é um filme que poderá interessar muito os espeleólogos e profissionais de áreas afins. O "Naica Crystal" é uma caverna, de, aproximadamente, 300 metros de profundidade com temperaturas de mais ou menos 50 graus e umidade do ar de 100%, o que torna perigoso e fatal o trânsito de pessoas nesse local (é preciso utilizar equipamentos especiais para chegar e ficar na caverna).
O longa nos orienta sobre diversos assuntos: científico, tecnológico, artístico, filosófico e, também, sobre a importância e nossa obrigação de preservar e proteger, não só o Naica mas, todas as belezas naturais do mundo.
Para ver o Trailer do filme clique!
Sinopse, aqui!

Fortaleza da Solidão - Superman II


















Caverna Naica




























































































Vídeo realizado pela BBC:

Superman II - clique na imagem(abaixo)



Nenhum comentário: